(51)3408-5010 | (51)3408-5009 (51) 3408-5010 | (51) 3408-5009

Nove motivos para contratar uma consultoria em RH

Em dúvida se esse é um serviço para a sua empresa? Descubra o que a consultoria pode fazer pelo seu negócio!
A maioria das empresas hoje contam com uma equipe de Recursos Humanos (RH). Ela é responsável por auxiliar a organização a cumprir os objetivos, sempre seguindo a visão e os valores da empresa. Além disso, o RH é encarregado de lidar com todas as contratações, considerando o perfil ideal para a vaga.

Por ser um setor de extrema importância, a área do RH está sempre presente. Com essa presença, por que você deveria contratar uma consultoria em RH para a sua empresa? Afinal qual é a função desse serviço e como ele pode auxiliá-lo?

O problema é que as empresas não conhecem qual a função de uma consultoria. Por isso, preparamos esse texto para explicar o que ela pode fazer pela sua empresa, listando os 10 motivos para contratar uma.


O que é uma consultoria em RH?
A consultoria em RH é um serviço que é oferecido por uma empresa independente. Ela consegue identificar diferentes pontos dos negócios que precisam ser trabalhados dentro de uma empresa.

Mais do que apenas identificar os problemas, a consultoria envolve realizar um inventário completo de todas as ações que a empresa realiza. A partir dessa observação, a consultoria destaca os pontos positivos e negativos.

Por conta disso, a consultoria em RH consegue, de forma eficiente, orientar e desenvolver novas práticas que sejam mais eficientes. O principal objetivo da consultoria é oferecer uma orientação para melhorar os processos da empresa.
A atuação dela é diferente do setor de RH de uma empresa. A consultoria é uma opção para ampliar e melhorar a atuação da empresa.


1) Visão geral da empresa
Um consultoria externa consegue observar melhor os processos realizados. Isso porque ela considera a empresa em sua totalidade, considerando as dinâmicas dos relacionamentos e a forma como os processos são encaminhados.
Essa é uma análise holística da empresa. Isso permite que a funcionalidade do negócio seja observada. Com isso, é possível considerar os gastos e as economias que certas mudanças podem gerar nos processos que o RH desenvolve.


2) Orientação legal
Um dos pontos que normalmente apresenta problemas dentro das empresas é a questão legal. Especialmente quando se trata das leis trabalhistas e previdenciárias. Esses são dois temas que sempre sofrem mudanças e que influenciam diretamente o sucesso da empresa.
Uma consultoria em RH independente é composta de especialistas, qualificados em diferentes áreas. Por isso, ela consegue orientar a empresa de forma precisa em relação às questões legais.

Um dos serviços que a consultoria pode prestar é criar um relatório detalhado acerca da situação legal. Nesse documento, são apontados todos os problemas que precisam ser trabalhados.


3) Crescimento estratégico
Toda empresa tem como objetivo crescer e conseguir alcançar novos patamares. No entanto, apenas crescer, sem que haja um estudo e uma preparação para isso, é a pior atitude que se pode tomar em relação aos negócios.

O que se busca é o crescimento planejados. Esse processo é considerado a partir do que é chamado crescimento estratégico. Para isso, considera-se a situação atual da empresa e os objetivos.

A partir dessa observação, são traçadas estratégia do que pode ser realizado para que a empresa consiga alcançar os objetivos.Todo o processo considera as necessidades da empresa, além de seus pontos fortes e fracos.


4) Orientação de pessoal
O sucesso da empresa depende diretamente da equipe. São os colaboradores que criam um ambiente propício para que as propostas da empresa possam ser desenvolvidas e, ao mesmo tempo, para que novos desafios possam ser traçados.
Para isso, é preciso alinha a equipe. A consultoria em RH é uma forma de orientar o pessoal, alinhando tanto os objetivos da empresa com os objetivos pessoais de cada colaborador.

É possível ainda encaminhar o funcionário para que ele consiga atingir os objetivos. Sem contar que a orientação de pessoal consegue, de maneira eficiente, encaminhar as contratações, estabelecendo um perfil que pode ser trabalhado.


5) Redução de custos no processo
O RH é um setor que tem vários custos atrelados ao seu funcionamento. Um dos maiores problemas envolvidos nessa questão é que muitas vezes os profissionais não percebem que há gastos que estão ultrapassando o esperado.

A consultoria em RH consegue identificar quais são os processos que estão gerando mais despesas do que deveriam. Com isso, é possível traçar uma estratégia que encaminha o setor para um processo mais econômico.

Vale destacar que a consultoria externa normalmente é mais eficiente para encontrar problemas, pois consegue analisar todos os dados de forma imparcial. Ao final da análise, entrega-se um relatório completo da situação.


6) Auxílio quanto a construção da imagem
Quando se fala em esponja de aço, qual a marca que você pensa? Pense em hastes flexíveis, curativo plástico, água sanitária? A lista é longa de produtos que ganharam como nome a alcunha de uma marca.

Isso faz parte do reconhecimento da marca. Da mesma forma, podemos fazer um paralelo com os símbolos de redes de postos de combustíveis, por exemplo, que podem ser reconhecidos de longe. Tudo isso faz parte da imagem da marca.

Os colaboradores também são uma das variáveis que são consideradas quando se pensa na marca. Por isso, uma consultoria em RH consegue não apenas identificar qual o posicionamento que se tem como também avaliar se ele está sendo seguido em todos as etapas.


7) Construção do banco de talentos
Toda boa empresa conta com um banco de talentos abastecido. Esse banco nada mais é do que os dados daqueles que se candidataram às vagas anunciadas e não foram escolhidos na última instância.

No caso, esses são profissionais que possuem o perfil adequado, foram aprovados em praticamente todas as etapas, sendo recusados ou por existir outro candidato mais adequado ou pelo processo não comportar mais de uma pessoa.

Uma empresa com um banco de talentos abastecido com perfis adequados consegue economizar tempo e dinheiro nos processos seletivos. Uma consultoria em RH trabalha não apenas para a empresa encontrar os talentos, mas para mantê-los dentro das possibilidades.


8) Imparcialidade na avaliação
Nas empresas, os RHs estão sempre lotados de reclamações de favorecimento de um colaborador ou outro. Especialmente quando se trata da avaliação de desempenho dos funcionários.
Quando se contrata uma consultoria externa, tem-se a segurança de uma avaliação imparcial de todos os processos. O foco da consultoria não é favorecimentos, mas sim, observação dos principais pontos.


9) Implantação de um sistema de gestão
Um dos maiores problemas dentro de uma empresa é a implementação de um sistema de gestão. No início das operações, esse é um tema que acaba não sendo considerado, pois ainda não há a necessidade dele.
No entanto, conforme a empresa amplia seus processos, um sistema de gestão passa a ser uma necessidade. Mesmo com essa percepção, muitas instituições acabam tendo problemas para a instalação desse processo.

Ao contar com a orientação de uma consultoria em RH, é possível não apenas estudar qual sistema faz mais sentido para a realidade da empresa como também permite que seja confirmado a necessidade dele na empresa.

A consultoria em RH, além de efetiva, é um recurso poderoso para as empresas. Se você ainda não conta com uma, é interessante começar a buscar uma opção para avaliar seu negócio.
Quer mais dicas para o seu negócio? Siga a VemSer RH nas redes sociais.